Ajuste a Sua Mira

AGORA É HORA DE CONVERTER SEUS SONHOS EM METAS.
Sonhar incita nossa imaginação e acende nossa paixão, mas metas são destinos tangíveis que nós determinamos antes de partirmos para a nossa jornada. Saber para o que você está trabalhando focará suas energias na direção certa e o manterá na rota certa.
O propósito de uma meta é levá-lo de onde você está para onde quer estar. Portanto, as metas têm que ser realistas. Isso não significa esquecer seus sonhos, mas antes estabelecer progressivas metas, ou marcos miliários, que o levarão em direção a elas, um passo de cada vez. Eu recomendo que você estabeleça suas metas um ano à frente. Haverá tempo para focar sobre novas metas, uma vez que você complete com êxito essas primeiras.
Não importa quão impaciente você esteja para começar a trabalhar, saiba que um dos mais comuns equívocos cometidos por empreendedores e pessoas de negócios corporativos igualmente é serem impacientes. O tempo que você gasta identificando suas prioridades nunca é desperdiçado. Ter a disciplina de clarificar suas metas é uma das chaves do sucesso.
Use estas sete ações para estabelecer suas metas para os próximos doze meses:
1. Defina cada meta como um destino mensurável, com um prazo final específico. Por exemplo: “Até 30 de junho do próximo ano, eu ganharei $5.000 reais por mês”, ou “Até 30 de junho do próximo ano eu terei $20.000 reais economizados para minha primeira propriedade de investimento.”
2. Classifique cada meta em uma escala de prioridade de 1 (baixa) a 5 (alta) perguntando a si mesmo, “Quão importante é esta meta para meu maior sonho?” Certifique-se de que estas são suas metas, não metas estabelecidas para agradar ou impressionar alguém mais. Esta é sua vida, e você não seria feliz vivendo o sonho de alguma outra pessoa.
3. Escolha somente as metas que você classificou como as mais importantes. Reconsidere alguma meta que você classificou abaixo de 3, perguntando, “É isto o que realmente desejo?”
4. Certifique-se de que você não tenha incluído uma rota de fuga (“Eu farei todo o possível por seis meses . . .”), de que não tenha envolvido outros que não compartilham a sua paixão (“Se meu parceiro (minha parceira) concordar em cuidar mais do bebê, eu . . .”, e de que você possa concluir cada meta com êxito sem restrições (“Se meu chefe concordar em reduzir minhas horas . . .”)
5. Uma meta é um compromisso. Ela somente tem valor se você prometer que, dentro da ordem de tempo que estabeleceu, a terá concluído com êxito. Seja específico. Quanto menos ambígua, confusa, ou sem delimitação seja sua meta, tanto melhor. Certifique-se de que você pode responder duas perguntas-chaves sobre cada meta:
a. “O que irá mudar?”
b. “Quando a mudança estará completa?”
6. Verifique se suas metas são compatíveis. Pergunte a si mesmo, “Posso concluir com êxito cada uma de minhas metas no tempo que eu tenho?” Se não, faça uma escolha imediata sobre o que mais importa. Quanto mais metas você estabelece, tanto menos provavelmente concluirá com êxito alguma delas. Por exemplo, se você é um pouquinho preguiçoso, e uma de suas metas é correr uma maratona enquanto a outra é dobrar sua renda em um ano, deveria estar vendo uma bandeira vermelha, e não uma quadriculada. Ambas as metas exigirão franca dedicação. É melhor escolher uma e amenizar a outra. Por exemplo, faça da meta de negócios sua prioridade máxima, e adie a maratona, aprimorando aquela meta no sentido de construir sua boa forma até que esteja apto a correr cinco quilometros três vezes por semana.
7. Considere suas metas para suas atuais circunstâncias. Verifique se você não levou a si mesmo falhar com metas excessivamente ambiciosas, se você já está altamente comprometido. Por exemplo, se você está ocupado formando uma nova família, poderia iniciar trabalhando com respeito a seu sonho de uma casa livre de hipoteca reduzindo sua hipoteca até 20% ou liquidando seus cartões de crédito.
Pergunte a si mesmo, “Minhas metas são realistas em minha situação atual?” Se você ajusta a sua mira muito alto, ficará facilmente desiludido. Sucesso é um grande motivador. É melhor definir metas modestas e conquistá-las do que estender-se além dos limites de sua capacidade e falhar. Conforme as suas circunstâncias mudem, assim as suas metas podem mudar. À medida que conquiste cada meta, estabeleça a sua próxima até que, passo a passo, se ache entrando no seu sonho.
FOLHA DE EXERCÍCIO DOIS: AJUSTE A SUA MIRA
1. Escreva as suas metas, dando a cada meta uma data de conclusão. Liste tantas quantas desejar. Quando tiver terminado, reveja cada meta e as avalie de acordo com a importância que ela tem para você (1 = mais alta prioridade; 5 = mais baixa prioridade)
Eu quero:
_______________________________________________________
Até:_______________Avaliação:__________________________

Eu quero:
_______________________________________________________
Até:_______________Avaliação:__________________________

Eu quero:
_______________________________________________________
Até:_______________Avaliação:__________________________

Eu quero:
_______________________________________________________
Até:_______________Avaliação:__________________________

Eu quero:
_______________________________________________________
Até:_______________Avaliação:__________________________

2. Reajuste suas metas em ordem de prioridade:
1._________________________________________________
2.________________________________________________
3.________________________________________________
4._________________________________________________
5.________________________________________________
6.________________________________________________

3. Avalie suas metas por meio dos controles de realidade

4. Reescreva suas duas metas principais:

Minha meta mais importante é:
_____________________________________________________

Meu último prazo para completar esta meta é:
____________________________________________________

Minha segunda meta mais importante é:
_____________________________________________________

Meu último prazo para completar esta meta é:
_____________________________________________________

5. Refresque a consciência com relação às suas metas com fotos, tais como uma foto da escola que seus filhos freqüentarão, a casa de sonho que você construirá, o carro que você comprará, o destino de suas férias perfeitas, a criança que você apadrinhará.

6. Imprima cinco cópias de suas metas principais. Espalhe-as ao seu redor – no espelho do seu banheiro, no painel do seu carro, do lado de dentro da capa de rosto do seu planejador, próximo ao seu computador, perto do telefone, ou na porta do seu refrigerador; em outras palavras, qualquer lugar onde você tende a passar muito do seu tempo.

7. Dê uma olhada diária em suas metas, tantas vezes quantas possível, sempre se colocando na descrição. Veja-se viajando para se encontrar com a sua criança, sentando-se no banco do motorista do carro com suas mãos no volante; deitar-se de costas numa cadeira reclinável em um local de veraneio praiano enquanto observa suas crianças divertirem-se na piscina; ou sentindo o orgulho brotar de você enquanto acompanha a colação de grau de seu filho (sua filha).

Ouse Sonhar

IMAGINE QUE LHE FORAM CONCEDIDOS TRÊS DESEJOS. O que você desejaria?

• Mais emoção? Mais aventura? Mais liberdade?
• Mais dinheiro? Mais tempo?
• Mais divertimento?

O único limite para o que nós podemos realizar na vida é o limite de nossa imaginação. Todo empreendedor – desde o cientista que realiza um avanço médico que salva milhões de vidas, ao esportista que supera todas as probabilidades para quebrar um recorde mundial – começou com um sonho.

Imagine os primeiros colonos a desembarcar no solo americano não sabendo quase nada sobre o que eles encontrariam aqui, mas com os corações explodindo de sonhos de um futuro melhor.
Imagine a primeira pessoa a contemplar o céu noturno e a sonhar desembarcando na lua. À época pode ter parecido além do impossível. Mas aconteceu porque alguém ousou sonhar.
Vida não é definitivamente seguir um caminho que outros traçam para nós. Vida é marcar novas trilhas para realizar a vida que nós escolhemos.

Sonhar nos liberta de nossas dúvidas, nosso ceticismo, de nossos preconceitos, de nossas experiências passadas, e das expectativas de outros, para revelar a verdade do que nós queremos na vida. Nossa capacidade de realizar não tem limite, se nós ousarmos sonhar grandes sonhos.

Tire um tempo para considerar o que o fará, e aqueles que você ama, verdadeiramente felizes. Faça seis perguntas simples:

1. O que eu quero ser?
2. O que eu quero fazer?
3. O que eu quero dar?
4. O que eu quero ter?
5. Como eu quero passar o meu tempo?
6. Com quem eu quero passar o meu tempo?

Quando você sabe a resposta para estas perguntas, ganha impressionante poder sobre seu futuro. Por mais que você demore a decidir como quer viver sua vida, será um tempo bem gasto, porque quando souber o que lhe importa mais, você moverá montanhas para fazê-lo acontecer. Sonhos sem brilho nunca inspiraram grandes feitos ou façanhas surpreendentes.

Pense em como nós respondemos a eventos que tocam o nosso coração. Pense em como nós recobramos as nossas forças em apoio de nossas causas. Pense em como você faria tudo o que fosse preciso para defender sua família e as pessoas que você ama. Quanto mais paixão você tiver, mais energia gerará para fazer seus sonhos se realizarem.

Muitas pessoas vivem em um mundo monótono de preto e branco. Muitos permitem que a dúvida de si mesmo e a incerteza anulem seus sonhos. Não você. Pense vívidamente. Cor vibrante.

Se você sonha em enviar suas crianças para as melhores escolas, imagine-as caminhando através dos portões e assistindo aulas. Imagine seu orgulho quando elas se graduarem entre seus pares.
Se você sonha com um carro novo, imagine a cor da pintura, o som do motor, o cheiro dos assentos novos de couro. Visualize as viagens que você fará e as aventuras que você desfrutará.
Se você sonha em ajudar outros, idealize a diferença que você fará em suas vidas.

Se seu sonho é uma nova casa, imagine-se caminhando através de cada dependência. Deixe os seus pés descalços deslizarem sobre os pisos de madeira e afundarem no carpete macio. Imagine a sombra das paredes. Sinta a textura da mobília. Pasme diante da paisagem das janelas.
Se você sonha em viajar pelo mundo, pense nos locais interessantes de conhecer, sons, e sabores que provará ao longo do caminho.

Esta não é a hora para se deter. Libere sua imaginação e deixe-a voar bem alto.
* * * * * *

Se você escolheu o network marketing como o seu veículo para realizar seus sonhos, escolheu bem.

Você terá uma incrível jornada enquanto navega em direção ao futuro que sonhou. Quase que certamente, você encontrará obstáculos enquanto progride em direção aonde deseja, e merece estar. Este, afinal, é o Planeta Realidade. Saber a razão pela qual você está fazendo o que está fazendo é mais importante do que saber o modo de fazer quando você é testado. Quando você sabe para o que está trabalhando, não importa o que aconteça ao longo do caminho, sua paixão o impulsionará avante.

“Algumas pessoas vêem as coisas como elas são e dizem, “Por quê?”
Eu sonho coisas que nunca aconteceram e digo, “Por que não?”
George Bernard Shaw

FOLHA DE EXERCÍCIO UM: OUSE SONHAR

Invoque o seu gênio pessoal e conceda a si mesmo três desejos. Traga-os à vida com tanto detalhe quanto possa imaginar.

Meu primeiro sonho é: ___________________________________________

Meu segundo sonho é: ___________________________________________

Meu terceiro sonho é: ____________________________________________

Pensamentos, emoções e felicidade

A vida de todos nós, é orientada pela procura constante de uma emoção chamada Felicidade e pela fuga a emoções que nos são desagradáveis. Designamos como fugir da dor em busca do prazer, sendo que "dor/prazer, não se trata apenas de dor/prazeres físicos, mas também em termos da proximidade/afastamento em relação aquilo que nós valorizamos na nossa vida, os nossos valores" (1), entendendo-se como valores o farol que guia e orienta o caminho de cada um de nós, o que nos dá a noção se as nossas ações são as corretas ou não.
Segundo o neurologista Antonio Damásio, reconhecido internacionalmente e que se tem debruçado, entre outros assuntos, sobre as emoções humanas, refere que a “emoção humana pode até ser desencadeada pela música barata ou pelo cinema de má qualidade” (2), defendendo ”que a emoção faz parte integrante dos processos de raciocínio e tomada de decisão, para o melhor e para o pior” (3). Pelo exposto, parece-me lícito concluir que as emoções afetam negativa ou positivamente a nossa qualidade de vida, daí o interesse em aprofundar um pouco mais o assunto.
Ou seja, parece haver uma relação direta entre os pensamentos e as emoções produzidas em virtude destes.
Você, que decidiu investir uma parte do seu tempo a ler este artigo, provavelmente quer saber um pouco mais sobre como gerir os seus pensamentos. Reflita:
- quantas vezes já lhe aconteceu estar tranquilo, em serenidade e de repente, só porque teve um pensamento ….tudo se alterou, as suas emoções passaram a ser outras!
Mas, o que é afinal a emoção? Augusto Cury (4) afirma tratar-se de um campo de energia em constante estado de transformação, em que alternamos continuamente as emoções, passando da alegria para a ansiedade, do prazer para a irritabilidade. Que emoções predominaram hoje em você? Alegria? Tristeza? Medo? Imagino, que esteja pensando que o ideal seria termos sempre e apenas emoções que nos dêem prazer. Ainda segundo o mesmo autor, tal não é possível mas será tanto mais benéfico para si, quanto mais existirem, sentimentos de serenidade e de bem-estar. Corrobora desta ideia, o Dr. Tal Ben-Shahar, (5) em que refere que o prazer deve ser a regra e a dor a excecção. Para sermos felizes, temos de sentir que apesar de todas as situações menos agradáveis, por nós vivenciadas, apesar de termos sentido dor, ainda assim sintamos alegria e prazer em estar vivos.
Será que apenas o experimentar emoções agradáveis é suficiente para que nos sintamos felizes? Segundo o autor acima referido, a resposta é negativa, dado que, ainda nos falta um propósito que nos faça sentido. Quantas pessoas você conhece que parece que possuem tudo para serem felizes, mas ainda assim não o são?
Provavelmente falta-lhes uma causa, que devem estar alinhados com os nossos valores e as nossas paixões, com aquilo que verdadeiramente nos faz mover.
Aceite uma sugestão: faça uma lista de tudo o que lhe dá prazer fazer. Agora, analise a lista e coloque em primeiro lugar as coisas que possuem verdadeiramente significado para si. Aquelas, que se as realizasse fariam a diferença na sua vida. Comece por realizar a primeira ….a segunda…e por aí adiante! Se não for agora, quando será?
Ajuste as suas decisões, não em função daquilo que os outros dizem ou pensam que é melhor para si, mas em função dos seus valores. Você é um ser único e acredite em mim: Viver é uma aventura constante e saber viver é uma arte que deve ser refinada por si, a cada momento.
Ao escrever estas palavras, lembrei-me do que Augusto Cury, escreveu num dos seus livros” Quando as lágrimas que nunca teve coragem de chorar escorrerem silenciosamente pela sua face e sentir que não tem mais forças para continuar a jornada, não se desespere!
Pare! Faça uma pausa na sua vida!...retome alguns caminhos, abra novos atalhos e aprenda a mais básica lição do treino da emoção: recomeçar tudo de novo, tantas vezes quantas forem necessárias”.
É esta capacidade de recomeçar tudo, tantas vezes quantas as necessárias, que nos robustece interiormente e faz de nós seres fortes, quase inabaláveis, que acreditamos nas nossas capacidades.
Não precisamos ter a ambição de mudar o mundo, mas tenhamos a ambição de mudar as nossas vidas, a nossa capacidade de pensar e sobretudo a de agir sobre a nossa vida, conforme Gandhi um dia referiu “Sê tu a mudança que queres ver no mundo”.
Mas afinal, quando é que temos uma vida feliz?
No momento em que sentirmos prazer em aprender algo novo, em nos envolvermos ativamente em algo que tenha verdadeiramente significado para nós, no momento em que sentirmos Amor e prazer em estarmos com os que nos são queridos. E é apenas isto.

"Quando um sonho é realmente importante para uma pessoa, essa pessoa encontra a forma de realizar, o que no início parecia impossível. " - Nido Qubein


(1) CUNHA, Adelino- Eu tenho o Poder. Pg 43
(2)DAMÁSIO, António- O Sentimento de Si. Publicações Europa América. Pg 56
(3) DAMÁSIO, António- O Sentimento de Si. Pg61
(4)CURY, Augusto- Treinando a emoção para ser Feliz. Paulinas. Pg 38
(5) SHAHAR;Tal Ben – Aprenda a ser feliz. Lua de Papel. Pg 55

Luísa Perdigão
Consultora e Life Coach I Have the Power®